quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Lajes - RN: Agriculto desenvolveu uma engenhoca para queima do sodoro

Engenhoca de Junior do Doce, hoje se encontra na comunidade do Cabugi 

A seca está afetando diversas regiões do Rio Grande do Norte, no município de Lajes, não tem sido diferente. Vários produtores rurais, voltarão  alimentar o seus rebanhos com o precioso sodoro (xique xique), medida alternativa para salva o rebanho.

A queima do sodoro ou do xique xique é uma partica secular no sertão nordestino, pois o cactos é uma fonte de alimentos e água para tratar os animais durante a seca, demonstrando uma adaptação da vida no semiárido nordestino.

No Município de Lajes, um agriculto desenvolveu uma engenhoca para a queima do sodoro. Adptou um motor de geladeira e um maçarico, criando um sistema portátil e manual para queimar e remover os seus espinhos.

Enquanto não chegar as ações emergências, os agricultores servirá como pode. Em muitas regiões do município ações como carros-pipa, construção de cisternas e auxílio financeiro não tem chegado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nacional: População do Brasil que tera Isenção no Imposto de Renda

Serão 10 milhões de brasileiros beneficiados pela nova isenção do Imposto de Renda. Somando aos 10 milhões já beneficiados pelas mudanças de...