sábado, 31 de maio de 2025

RN: Morre o ex-deputado federal Cipriano Correia, aos 79 anos, em Natal

Imagem: Foto Reprodução 

A política do Rio Grande do Norte perdeu o ex-deputado Cipriano Correia. Médico ortopedista por formação, foi deputado estadual de 1987 1995 e deputado federal de 1991 a 1995, nas duas últimas eleições municipais disputou, sem êxito, as prefeituras de Lagoa Nova e Santana do Matos, onde nasceu em 10 de outubro de 1945.

Era cunhado do falecido ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, era viúvo de sua irmâ Ângela. É irmão do falecido deputado estadual Neto Correia, que também foi prefeito de Santana do Matos.

Cipriano Correia foi um dos fundadores do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Rio Grande do Norte (ITORN), referência na área médica no estado.

Cipriano Correia, 79 anos, faleceu no sábado (31) o ex-deputado federal Cipriano Correia, enfrentava complicações de saúde nos últimos meses.

O velório acontece neste sábado (31) no cemitério Morada da Paz, em Emaús, onde também será realizado o sepultamento, às 19h.

Ao longo da carreira, destacou-se pela defesa do homem do campo e pelo desenvolvimento regional, com forte presença política no interior do estado, especialmente na região do Seridó.

Mesmo após o fim dos mandatos parlamentares, manteve-se envolvido na vida pública e chegou a disputar a prefeitura de Santana do Matos nas eleições municipais, não tendo conseguido ser eleito prefeito.

Fonte: TN

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Lajes - RN: Padre Francisco defendeu tese de doutorado em Roma-Italia



Na manhã desta sexta-feira, 30/05, Padre Francisco de Assis da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Lajes, defendeu a tese de doutorado, no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo - Faculdade de Teologia em Roma - Itália.

O doutorado de Pe Francisco de Assis é na área de Teologia Sacramentaria, sua tese teve como tema - “O catecumenato: um instrumento laborais da igreja do Brasil? Do risco do anonimato ao limiar de uma novidade”.

Nos próximos dias Pe Francisco vai está de volta a comunidade católica de Lajes, onde deve ser recebido com festa pelos os paroquianos.


Fonte e imagem: Redes Sociais da Paróquia de Lajes - RN

Eleições 2026: três grandes nomes pode repetir a disputa para governo de 2002 no RN



Com a confirmação dada por várias fontes ouvidas pelo blog, dentro do PL, de que Rogério Marinho é candidatíssimo ao Governo do Estado — e de que a prioridade voltou a ser o Rio Grande do Norte — a questão que devemos analisar agora são os três palanques competitivos que estão se formando para a disputa de 2026.

O PL e o senador Rogério Marinho representam um grupo político forte. De imediato, reúne PL, Podemos e PSDB — e ainda pode atrair o Republicanos. Além de Rogério ser um nome de grande peso e preparo político, conta ao seu lado com Styvenson Valentim, favorito ao Senado, e pode agregar o ex-prefeito Álvaro Dias como segundo nome para o Senado. Restaria apenas definir o nome para a vaga de vice.

Por sua vez, o governismo — composto por PT, PCdoB, Rede, MDB e PSB — também reúne um grupo político de peso. Fátima Bezerra, Waltinho e Ezequiel Ferreira são líderes consolidados. E ainda existe a possibilidade de atrair Zenaide Maia e o PSD, o que tornaria esse palanque ainda mais robusto. Não há dúvidas de que o governo virá forte para manter o controle do Executivo estadual.

Neste cenário, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, surge como terceira via. Seu grupo, ainda em formação, tem como principal referência o ex-senador José Agripino Maia. O União Brasil está dividido entre Allyson e Rogério. O PP ainda aguarda definições e negociações. O grande trunfo de Allyson é claro: ele lidera todas as pesquisas divulgadas. Apesar da estrutura partidária ainda incipiente, tem capital eleitoral. Zenaide Maia também poderia migrar para esse palanque, caso não aceite subir no de Fátima.


Fonte e imagens: Blog Do Neto Queiroz

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Lajes - RN: As secas uma constante na história do município



As secas têm sido uma constante na história brasileira e, em especial, naqueles estados que formam o chamado "polígono das secas". Por muito tempo, as elites política e econômica, ao evidenciar e dramatizar este fenômeno em seus discursos, transformaram-na na principal causa do processo migratório do interior flagelado para os centros urbanos mais importantes econômica e politicamente.

seca pode não ser o principal problema do Nordeste, mas é, com certeza, o momento de desvelamento e exacerbação de uma estrutura social, política e econômica que está na raiz dos seus problemas, principalmente a partir da Primeira República (1889-1930), objeto de um saber técnico, científico, positivo, civilizador, que salvaguardou políticas públicas, estudando e propondo a busca das soluções para o cortejo de flagelos que a acompanham.

Até o início do século XX, as medidas oficiais de combate aos flagelos das secas eram de caráter meramente assistencialista e emergencial, organizadas apenas nos anos que o fenômeno climático eclodia com virulência. Os relatos das secas no período colonial e imperial constituíam um repertório de horrores e tragédias que assombravam o imaginário republicano. Os dois primeiros atos da tragédia que compõem Os Sertões (1902), de Euclydes da Cunha, ressaltam esta luta do homem contra a terra, contra uma natureza.

Neste mesmo período foi experimentada, por iniciativa do governo provincial do Rio Grande do Norte, na administração Lobato Marconde, a criação de colônias agrícolas para fixação dos retirantes fora da cidade, fora da capital.

Na Vila de Lages, migrações, esvaziamento do campo, desestruturação da agropecuária, desagregação social e familiar, foi um dos diversos temas correlatos à problemática da seca no início do século XX. 

As condições urbanas da Vila de Lages no final da década de 1910 e início da de 1920 era de grande fragilidade e precariedade nos serviços e equipamentos urbanos. As transformações no município só ocorreram depois de 1926 quando acontecer a emancipação política do município de Lajes.


Imagens: Açude Caraubas - Lajes (RN) : construído nos anos de 30 como medidas contra a seca.





quarta-feira, 21 de maio de 2025

Lajes - RN: Deputado Benes Leocádio participar de janta promovido pela a AMLAP em Brasília



Na noite do dia 20 de maio, o restaurante Coco Bambu, em Brasília, foi palco de um encontro marcante para a política potiguar: o jantar promovido pela Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP).

O deputado Benes Leocádio esteve presente ao jantar de Confraternização da Associação. O evento reuniu deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e secretários de toda a região Leste e Agreste potiguar.

Com o salão lotado e uma atmosfera de cooperação, o jantar destacou a importância da união entre prefeitos e parlamentares, sinalizando uma atuação integrada da bancada federal e estadual com os gestores municipais. 

Entre os presentes, estiveram grandes nomes da política potiguar, como:

• Júnior Balada, vice-presidente da AMLAP
• Deputado Estadual Hermano Morais
• Deputado Estadual Taveira Júnior
• Deputado Federal Robinson Faria
• Deputado Estadual Kleberson Rodrigues
• Prefeito de Natal, Paulinho Freire
• Prefeita de Parnamirim, Nilda
• Deputado Estadual Coronel Azevedo
• Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado
• Prefeito de Touros, Pedro Filho
• Babá, presidente da FEMURN
• Deputado Federal Sargento Gonçalves
• Deputado Federal Benes Leocádio
• Prefeito de São José de Mipibu, Figueredo
• Prefeita de Macau, Flavinha Verás
• Prefeito de Lajes, Felipe Menezes
• Prefeita de Sítio Novo, Andrezza Brasi
• Prefeita de Caiçara do Rio do Vento, Ceiça Lisboa
• Deputado Estadual Luiz Eduardo

Fonte: Jair Sampaio 

terça-feira, 20 de maio de 2025

Lajes - RN: Arcebispo anuncia transferências de párocos da cidade para outros municípios

Imagens: Redes Sociais 

Nesta segunda-feira, 19 de maio, o Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, decretou algumas nomeações e transferências. O Processo de transferência de padres de uma paróquia para outra é um ato comum, previsto pelo Direito Canônico. 

Com as novas transferências o Padre Alexsandro Lopes que era administrador paroquial de Lajes está sendo transferido para São Rafael, com a mesma função, e o Padre Hemerson Câmara passará a ser o administrador paroquial de Afonso Bezerra.

A novidade é a chegada do novo vigário paroquial, Padre Antônio Roberto Gomes de Lima, até então vigário paroquial da Paróquia de Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o arcebispo, os padres assumirão as novas funções até o final do mês de julho próximo.



Polícia: Mulher morre e feridos são atropelados por caminhonete em praça de Cerro Corá



O motorista Cícero Quirino da Silva, de 69 anos, que atropelou e matou a técnica de enfermagem Flávia Talita da Silva, de 38 anos, teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva após passar por audiência de custódia na tarde desta segunda-feira (19), na Delegacia de Currais Novos. O caso ocorreu na noite do último sábado (17), em Cerro Corá, na região do Seridó.

Segundo o delegado Paulo Ferreira, a Polícia Civil tem cerca de dez dias para concluir a investigação sobre o caso. O motorista pode ser indiciado pelo crime de homicídio doloso.

O teste do bafômetro feito por Cícero Quirino, após o atropelamento, apontou um índice de 0.97 de álcool no sangue do motorista, mais do que o dobro do que se considera crime de trânsito. Após o caso, populares queimaram o carro do motorista, um veículo Strada Fiat.




Fonte: TN

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Lajes - RN: PREFEITO CASSADO FELIPE MENEZES PARTICIPA DE MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Imagem: Redes Sociais Felipe Menezes


Está acontecendo em Brasília, a XXVI Marcha dos Prefeitos, de 19 a 22 de maio, reúne mais de 11 mil prefeitos e gestores municipais de todo o país com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional.

A Marcha é uma oportunidade para que os prefeitos apresentem, em uma única agenda, as principais demandas locais diretamente aos parlamentares e representantes da União.

Felipe Menezes, participa da programação acompanhado de João Neto, Secretário de Governo e Ícaro Lucas, Chefe de Gabinete. 


quinta-feira, 15 de maio de 2025

Lajes - RN: Jovem Lajense representa o RN no Miss Ultra Universe Brasil

Imagens: Redes Sociais de Maria Isabelle

A jovem Isabelle, natural de Lajes, está em terras cariocas, preparando-se para brilhar em mais um concurso: o Miss Ultra Universe Brasil 2025. Oficialmente, ela representará o Rio Grande do Norte.

A competição está marcada para os dias dia 16 a 18 de maio, no Rio de Janeiro, e reúne 20 candidatas de diferentes regiões do país. A vencedora da competição irá representar o país em um concurso internacional.

Maria Isabelle, é estudante universitária, sua jornada é marcada por dedicação e compromisso pelo que faz, trazendo consigo beleza, carisma, a elegância e a força da mulher nordestina.

Para votar, acesse o site oficial do concurso VOTE MISS e escolher o Rio Grande do Norte como sua miss favorita.


Rodovia: DNIT avançam com a federalização da BR-104. Rodovia passa no município de Lajes (Macau/RN a Maceió/AL).



O diretor-geral do DNIT, Fabrício Oliveira Galvão, detalhou nesta terça-feira (01), em audiência por videoconferência com a governadora Fátima Bezerra, o cronograma da federalização da BR 104 (Macau/RN a Maceió/AL). 

Fabrício Galvão expôs à governadora, ao secretário Gustavo Coelho e Natécia Nunes (diretora-geral do DER-RN), que os técnicos do DNIT estão avançando no processo de inventário dos trechos da BR 104. Em julho deste ano, durante audiência no Ministério dos Transportes, a governadora Fátima Bezerra entregou a Fabrício Galvão o documento autorizando a incorporação de trechos rodoviários da à malha federal.

A BR-104 liga Macau (RN) a Maceió (AL), com um trajeto de 672,3 quilômetros. No Rio Grande do Norte, a rodovia terá 215 quilômetros, partindo de Macau e passando por Pendências, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Lajes, Cerro Corá, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, até a divisa da Paraíba, na altura do município de Jaçanã, onde se liga ao trecho já existente.

Fonte: Blog do Eduardo Costa 

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Nacional: Morre líder espírita Divaldo Franco, aos 98 anos



Morreu na noite desta terça-feira, 13, o médium e grande líder espiritista Divaldo Franco, aos 98 anos. A informação foi divulgada pelo perfil da Mansão do Caminho, centro espírita fundado pelo baiano nascido em Feira de Santana.

Divaldo morreu na própria casa, na Mansão do Caminho, no bairro Pau da Lima, em Salvador, onde recebia atendimento home care. A causa da morte não foi confirmada, mas o médium teve falência múltipla dos órgãos. Ele lutava contra um câncer de bexiga desde novembro de 2023.

O líder espirita era considerado sucessor de Chico Xavier. Publicou mais de 260 livros e teve mais de 10 milhões de exemplares vendidos. Suas obras foram traduzidas para 17 idiomas.

Uma das grandes obras de Divaldo é a Missão do Caminho, onde adotou mais de 650 filhos que cresceram na antiga casa-lares . Por tudo isso, recebeu mais de 800 homenagens de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais, pela sua total doação às causas humanitárias.

O velório será realizado no Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h, do dia 14 de maio (quarta-feira). O sepultamento ocorrerá na quinta-feira seguinte, às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.


FAN - f1

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Lajes - RN: Justiça Eleitoral rejeita embargos e mantém cassação do prefeito e do vice

Imagens: Redes sociais RC comunicações 

A juíza da 17º Zona Eleitoral, Dra Gabriella Edvanda Marques Félix, rejeitou os embargos de declaração apresentados pela defesa do prefeito afastado de Lajes, Felipe Menezes (MDB), e do vice-prefeito, José Mata (PT). Com a nova decisão, permanece válida a cassação dos mandatos de ambos. O caso agora segue para o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN).

Na decisão, o magistrado entendeu que os embargos não apontaram omissões ou contradições na sentença anterior, configurando, na prática, uma tentativa de rediscutir o mérito do julgamento, o que é vedado por esse tipo de recurso. 

O processo aponta a existência de abuso de poder político e econômico, práticas consideradas graves pela juiza e que comprometeram a lisura do pleito de 2024 no município.

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Transporte: Duplicação da BR-304 no RN terá início em setembro, anuncia Governo

Imagem: Caninde Soares

ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que as obras de duplicação da BR-304, no Rio Grande do Norte, terão início em setembro deste ano. A informação foi anunciada nesta terça-feira (6) durante audiência com representantes potiguares, em Brasília, e marca o avanço de uma demanda histórica da população do estado.

Considerada uma das intervenções mais aguardadas na malha rodoviária do RN, a duplicação da BR-304 integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

A obra visa melhorar a segurança nas estradas e impulsionar o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico da região.


Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Lajes - RN: Prefeito Felipe Menezes e o vice José Mata tem nova cassação do mandato

Imagem: Redes Sociais 

Em nova decisão, a juíza da 17 zona eleitoral Gabriela Marques, cassou mais uma vez o mandato do prefeito de Lajes, Felipe Menezes e do seu vice, José Mata. Além da cassação do mandato, ambos estão inelegíveis pelo prazo de oito anos.

Neste outro processo, a magistrada reconheceu a pratica de doações no período eleitoral, práticas essa vedadas pela legislação eleitoral. Segundo a decisão judicial, ficou comprovado que Felipe Menezes utilizou a estrutura da máquina pública municipal para realizar doações de casas, poços tubulares, corte de terras, e cestas básicas durante o ano eleitoral. A justiça entendeu que tais ações configuram conduta vedada, com potencial para influenciar do pleito.

Essa nova decisão ainda cabe recursos. Caso a sentença seja mantida em instância superiores, será convocadas novas eleições no município de  Lajes.

terça-feira, 6 de maio de 2025

Eleições 2026: Aumento no número de deputados avança na câmara; RN pode ganhar dois novos parlamentares



deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), relator do projeto que amplia o número de parlamentares na Câmara dos Deputados, propôs criar 18 vagas na Casa a partir das eleições de 2026. O texto avançou com a aprovação do requerimento de urgência.

O que aconteceu

ampliação corrige o que foi considerado como "desproporções" nos estados. Inicialmente, a proposta criava 14 cadeiras para compensar as bancadas que perderiam espaços com a redistribuição das vagas, baseadas no tamanho da população de cada estado.

Relator argumentou que a ampliação não seria suficiente considerando que os estados com maior população teriam a menor representação. A desigualmente aconteceria no caso do Paraná em comparação com o Rio Grande do Sul e Mato Grosso, e do Rio Grande do Norte em relação ao Piauí.

Feliciano propôs criar 4 vagas para os estados prejudicados, totalizando 18 novas cadeiras. O texto prevê a criação de uma cadeira para o Paraná e Mato Grosso, respectivamente, e duas cadeiras para o Rio Grande do Norte. Caso a proposta seja aprovada com esse aumento, o número de parlamentares irá de 513 para 531 deputados federais a partir da legislatura de 2027.

Fonte: UOl

sábado, 3 de maio de 2025

Lajes - RN: Dia de Santa Cruz, dia de tradição e Fé

Imagem e vídeo: Blog EVV

Dia 03 de maio, dia de tradição de fé, o Dia de Santa Cruz remota à data em que a Cruz de Cristo teria sido encontrada. Em diversos municípios brasileiros, a herança cultural é de enfeitar as cruzes.

Na cidade de Lajes o dia 3 de maio, é feriado municipal. Fiéis católicos, estudantes e populares do município dirigir-se a capela da Divina Santa Cruz, localizada na Serra do Feiticeiro, para fazer preces, orações, ou mesmo uma simples visita ao local.

História da capela construída na serra do Feiticeiro. Em 1903, um garoto por nome de José, filho de Alexandrino, teria se perdido na Serra do Feiticeiro ao subir acompanhando um rebanho de bodes. O garoto teria sido encontrado 3 dias depois, no dia 3 de maio, já sem vida, sobre uma pedra apelidada anos depois de "Pedra do Anjo". Anos mais tarde, familiares e populares construíram uma capela e deram-lhe o nome de Capela da Divina Santa Cruz.






Lajes - RN: Morre o Lajense Valdecir Santana, aos 76 anos

Imagem: Reprodução TN Faleceu na manhã desta terça-feira (1º), em Natal, o jornalista Valdecir Santana Rocha, aos 76 anos. Servidor público ...