O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu ao governo estadual o imediato cancelamento da licença ambiental para instalação de um complexo eólico na área da Serra do Feiticeiro, no município de Lajes, uma das raras regiões que ainda guardam caatinga intactas.
A área é considerada especial pela biodiversidade, com a presença de de espécies raras e ameaçadas de extinção, segundo o MP. Por isso é classificada como área de "importância biológica extremamente alta". A liberação do empreendimento gigante causou revolta em pesquisadores, que também querem a revogação da licença.
Governo ignorou veto inicial a projeto, diz MP
O processo sobre o Complexo Eólico Ventos de São Ricardo está em andamento desde 2014, e o MP reclama que o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN) autorizou a instalação mesmo depois da recomendação de veto feita dentro do próprio órgão estadual.
De acordo com o MP, o posicionamento contrário do Nupe (Núcleo de licenciamento de Parques Eólicos) ao projeto foi "amplamente" fundamentado na importância daquela área para a conservação da caatinga.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário