No começo do século passado, mais ou menos na década de 1900, muitas pessoas vieram para a nossa região, na antiga fazenda das lages, no caminho da estrada de ferro. Em busca de terras para morar, trabalhar e viver com suas famílias. A história de nossa cidade começou com essas pessoas, que derrubaram matas, abriram estradas, construíram casas.
Um pouco da História
Uma fazenda pertencente a Francisco Pedro de Gomes Melo, nos miados de 1825, representou os primeiros sinais de povoamento na localidade.
A localidade de Lages, por estar estrategicamente situada nos caminhos do sertão, tornou-se um importante ponto de encontro e descanso de boiadeiros e fazendeiros em viagens à procura de negócios, que aproveitavam a parada obrigatória para refrescar o comboio e completar a carga vendida.
Em 1914 aconteceu a construção da estrada de ferro, ajudando no desenvolvimento da área. Em 03 de dezembro de 1923 foi fundado o município de Lajes.
primeira feira livre da Lages foi realizada em 6 de agosto de 1909, cujas mercadorias vinham nas costas de burros, de várias partes do Estado, principalmente, da região do Seridó, como carne seca, lingüiça, manteiga e queijo.
As Primeiras famílias a chegar no município:
Procópio Moura do Vale - Oriundo de Pernambuco; João Militão Martins - Oriundo de Santana do Matos; Manoel Francisco dos Santos, Manoel Gabiru - Oriundo de Pernambuco; Manoel da Cunha - Oriundo Caraúbas dos Dantas; Marcelo Montoril - Oriundo do Ceará; Francisco Amancio Pereira Primo - Oriundo do Ceará; Nezinho, Francisco, Dehi e Antônio de Oliveira Cabral, - Oriundo do Vale do Assú; Pereira (Capitão) - Oriundos da região Seridó; Cel. Izaías Marques - Oriundo do Mato Grande - João Câmara;Adauto de Sá Leitão - Oriundo do Vale do Assú; Luiz Martins - Oriundo de Pendências; Honório Antunes - Oriundo da Paraíba; Raimundo Pegado - Das praias de Ceará Mirim (Maxaranguape); Moreira ou Formiga - Português.
Temos outras famílias que nos decorrer do tempo vão chegando ao município: Cortez, Paiva, García, Cruz, Alves, Rodrigues, Nunes, Leocádio, Câmara, Abreu, Torquato, Peixoto, Rosa, Costa, Fernandes, Menezes, Rocha ...
As famílias: Melo, Silva, Segundo, Barbosa e Teixeira são nativos da região.
Primeiras construções:
Nenhum comentário:
Postar um comentário