Imagem: Fabiana Mayara
Segundo especialista, mudança de cor do céu é resultado da erupção de um vulcão no oceano Pacífico, que lançou partículas na atmosfera.
Lajenses registraram um céu de cor vermelha e também com tons de rosa, em Lajes, durante o nascer e entradecer do sol durante toda a semana. Imagens foram feitas em diferentes regiões da cidade e também na capital e em municípios do interior do Rio Grande do Norte.
Segundo o chefe do setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, a coloração é um dos efeitos das cinzas e gases lançados à atmosfera pela erupção de um vulcão submarino em Tonga, no oceano Pacífico, no dia 15 de janeiro.
De acordo com o especialista, as partículas emitidas pelo vulcão foram dissipadas pelo ar, entrando nas correntes de ar em alto nível. Uma delas percorreu mais de 12 mil quilômetros e chegou à América do Sul, espalhando o material principalmente na faixa litorânea. No Brasil, chegou primeiro ao Sul, passou pelo Sudeste e depois alcançou o Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário