quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Cientistas investigam mutação do coronavírus capaz de ‘fugir’ do sistema imunológico



Cientistas investigam uma nova variante da covid-19 que carrega um "número extremamente alto" de mutações que podem levar a novas ondas da doença ao escapar das defesas do corpo, informa o jornal britânico "The Guardian".

Apenas 10 casos desta variante foram confirmados por sequenciamento genômico em três países, mas a nova cepa causa sérias preocupações entre alguns pesquisadores porque várias mutações podem ajudar o vírus a escapar da imunidade.

A variante B.1.1.529 tem 32 mutações na proteína spike, a parte do vírus que a maioria das vacinas usa para preparar o sistema imunológico contra a covid. Mutações na proteína spike afetam a capacidade do vírus de infectar células e se espalhar, mas também tornam mais difícil que células do sistema imunológico ataquem o patógeno.

A variante foi detectada pela primeira vez em Botsuana, onde três casos já foram sequenciados. Seis outros foram confirmados na África do Sul e um em Hong Kong — em um paciente que tinha retornado da África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política: Ana Karina é homenageada na 1ª Edição do Prêmio Defesa Lilás

Imagem: Redes sociais  Nessa segunda-feira (31), 20 mulheres e instituições de destaque no Rio Grande de Norte foram homenageadas pelo União...