quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Lajes- RN: Escassez de chuvas no RN

imagem: Google 

O coordenador Estadual da Defesa Civil, realizará uma visita técnica à cidade de Lajes. Na última semana, o representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), visitou vários municípios do estado. A visita tem como objetivo verificar, por amostragem, a situação nos municípios, bem como apoiar no que for necessário, inclusive nas orientações, quanto aos procedimentos da situação de emergência.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LPSA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projeta uma safra menor no Rio Grande do Norte em 2021. Os dados apontam para uma redução de 16,8% na área plantada e de 24,3% na área colhida este ano, no comparativo com 2020.

De janeiro a julho deste ano, as chuvas ficaram 35,7% abaixo do esperado, conforme dados da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn. O volume médio acumulado de chuvas observado foi de 477,7 milímetros (mm), bem abaixo do aguardado para o período do ano: 761,4 mm. Com a seca voltando a atingir o Rio Grande do Norte, está em fase final de elaboração um Plano de Convivência com a Seca e o comitê de convivência com a seca foi reativado há 15 dias.

Levantamento mostra que a área plantada reduziu em praticamente todas as culturas. As maiores quedas foram sentidas nos cereais, legumes e sementes comestíveis (-16,8%), primeira safra do feijão (-23,6%), milho (-19,6%).

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira, corrobora a tese da falta de chuvas e acrescenta que os produtores rurais tiveram dificuldades de acessar linhas de crédito do ano passado para cá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: O TRE- RN determinou continuidade da cassação do prefeito e vice-prefeito de Vera Cruz

Imagem: Redes Sociais no Instagram  O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu por unanimidade a continuidade da cassação da chapa formada ...