sexta-feira, 18 de julho de 2025

Lajes - RN: A primeira feira livre do município vai completa 116 anos



A cidade de Lajes tem suas raízes na Fazenda das Lages, que teve como proprietário Francisco Pedro Gomes de Melo, nos anos de 1825. Dado sua localidade no sertão, tornou-se um lugar estratégico para o descanso das boiadas que vinham da região do Vale do Assu, do Seridó potiguar, pelo boqueirão da Serra do Feiticeiro, e da Região da Baixa Verde.

O povoado da atual cidade começou a desenvolver por volta de 1895, quando se tornou distrito de Jardim de Angicos, o local era ponto de encontro dos fazendeiros em viagens de negócios. Com o povoamento da região e a necessidade de abastecimento, a feira livres vai surgir como uma forma de atender as demandas do local.

Mas é, em 6 de agosto de 1909, que se destaca a primeira feira livre do povoado de Lajes, debaixo do pé de figo, cujo as mercadorias como carne seca, manteigas, queijos, sal e tecidos, era comercializado. vinham de várias partes do Estado, carregados em lombos de burros. Destaque na crônica do jornal “Folha do Mato Grande” na seção “Memória Regional”, que tem como título Lajes, Passado e Presente IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lajes - RN: A primeira feira livre do município vai completa 116 anos

A cidade de Lajes tem suas raízes na Fazenda das Lages, que teve como proprietário Francisco Pedro Gomes de Melo, nos anos de 1825. Dado sua...