quinta-feira, 5 de junho de 2025

Lajes - RN: No decorrer dos anos várias mulheres inspirar outras mulheres



A trajetória da emancipação feminina ao longo da história se deve à luta de muitas mulheres inspiradoras. Elas dedicaram suas vidas para melhorar a qualidade de vida das outras mulheres no âmbito pessoal, profissional, político e até financeiro.

Como viemos de uma história majoritariamente patriarcal (ou seja, de domínio político e social masculino), a representatividade das mulheres importa muito, principalmente nos espaços onde elas não tinham direitos até pouco tempo. 

No município de Lajes no decorrer dos anos várias mulheres inspirar outras mulheres a acreditarem em seu potencial. Ao longo do anos elas assumiram cargos de liderança, outras mulheres se sentem representadas e entendem que podem chegar lá.

Pensando nisso, nós separamos algumas mulheres que fizeram a diferença na história de Lajes e até hoje são exemplo de força e determinação:

Mulheres inspiradoras para conhecer no nosso município:

Professora Marta Bezerra - Marta Bezerra de Medeiros, Mulher destemida, portadora de muita força de vontade, ela conseguiu vencer os obstáculos que surgiram no seu caminho. Paraplégica e dependente de cadeira de rodas, foi protagonista das lutas pela educação, sendo nomeada professora municipal em uma época em que não existiam escolas municipais nessa região.


Dona Plácida - Maria Plácida Fragoso Martins, formada pela escola Normal, fundadora do Ginásio Normal de Lajes;


Camelita Cabral - Maria Camelita de Sá Leitão Cabral, 1º - Primeira Dama do Município, foi diretora e fundadora do Hospital Maternidade Aluízio Alves, Diretora da LBA em Lajes;


Maria Paiva - Maria da Conceição Paiva dos Santos, Primeira Secretária e Tesoureira do município de Lajes em 1948;



Mariinha Guabiru - Maria Gerônima dos Santos, frequentou a faculdade para idoso UNP, Foi primeira e única chefe da Cosern em Lajes e Chefe Regional em 1968.


Maria Avelino - Maria Fernandes - Primeira Tesoureira da Cooperativa Agropecuária de Itaretama em 1955;


Vina Cunha - Severina Bezerra da Cunha, Formada no Ginásio normal, primeira professora de matemática do ensino primário;


Outros nomes podem e devem ser lembrados ; Arilda Antunes, Laura Santos, Paulina Araújo, Professora Mariana Gomes, Zélia Fernandes, Netinha Cortez, Inês Albuquerque, Heloísa Cortez, Osila Pereira, Clarice Pereira, Lurdes Militão, …

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2026: A 94 FM divulgou na manhã desta quarta-feira (25) pesquisa do Instituto Seta

Os quatros primeiros colocados na pesquisa Seta/94FM para deputado Federal  A 94 FM divulgou na manhã desta quarta-feira (25) pesquisa do In...