Imagem: Reprodução
Em 6 de outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher os representantes dos seus municípios de 2025 a 2028. Em Lajes, na região Central Cabugi, os mais de 7 mil eleitores aptos a participar do processo eleitoral elegem 9 vereadores, além do prefeito e vice.
Dentro do calendário eleitoral, um dos meses mais importantes para os partidos é março, com a chegada da janela partidária, período em que os atuais vereadores podem realizar a mudança de partido sem perder o mandato. Mesmo que a campanha eleitoral só comece em agosto, a Justiça Eleitoral permite que os partidos se mobilizem e os pré-candidatos se organizem em busca de apoio.
Neste ano, a redução no número de candidatos deve movimentar as negociações partidárias. A regra que vale desde 2022 define que na cidade de Lajes cada sigla poderá ter apenas 10 candidatos a vereador (ou seja, 100% das cadeiras da Câmara mais um). A cota de 30% para candidatas mulheres segue a mesma. O coeficiente eleitoral deste ano deve ser em torno de 800 votos para eleger um vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário