sexta-feira, 16 de junho de 2023

ROTEIRO DO GOLPE: Veja roteiro do golpe encontrado no celular de Mauro Cid para manter Bolsonaro no poder

📸 Reprodução 

Um suposto "roteiro do golpe" foi publicado nesta sexta-feira (16), pela revista Veja, contendo mensagens trocadas pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, e militares, numa tentativa de manter o então presidente no poder após ele ser derrotado por Lula nas Eleições 2022.

De acordo com os documentos obtidos pela reportagem, o plano teria como base uma ação de militares, que poderiam ser convocados para arbitrar um conflito entre os poderes.

Nesse sentido, o projeto dos bolsonaristas partiria da ideia de que o Judiciário (entende-se o TSE e o STF) e os conglomerados da mídia brasileira teriam atuado de forma abusiva no pleito, o que, no plano orquestrado, justificaria uma intervenção militar para realizar uma nova eleição.

O documento, que possui três páginas, detalha o "passo a passo" do golpe: o presidente encaminharia um relato das supostas inconstitucionalidades para as Forças Armadas, que, uma vez concordando com o argumento, nomeariam um interventor com supostos poderes absolutos.

Depois, ele suspenderia decisões consideradas inconstitucionais, como a diplomação de Lula, por exemplo, e afastaria ministros do STF, como Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que na época integravam o TSE, e convocariam como substitutos Nunes Marques e André Mendonça (indicados por Bolsonaro ao Supremo), além de Dias Toffoli.


📰Folha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lajes - RN: Nota de Repúdio - Ação arbitrária e desrespeitosa da Coordenadora dos ACS Zona Rural

Imagem: Cedida  O Sindsaúde/RN vem a público repudiar a ação arbitrária e desrespeitosa da coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde da...