sábado, 28 de janeiro de 2023

Lajes (RN): Saúde cai 128 posições no ranking do programa Previne Brasil e ocupa um dos últimos lugares

Imagem: produção blog Robson Cabugi 

O município de Lajes caiu de posição no serviços de atendimento em saúde primária agora é o 165º no 2° quadrimestre. É o que aponta o Relatório do Previne Brasil 2022. O programa avalia o desempenho dos municípios em relação aos serviços de atenção primária em saúde.

No relatório, o município de Lajes aparece em 165°, registrando uma queda de 128 posições em relação a 2020, quando a cidade ocupou o 37º lugar no estado.



O Índice Sintético Final representa a média do desempenho do município nos sete indicadores do Previne Brasil, utilizados como parâmetro de qualidade dos serviços de atenção primária oferecidos aos usuários do sistema público. Os resultados também são utilizados para calcular o financiamento das ações de saúde na esfera municipal.

Atualmente, os sete indicadores considerados pelo Ministério da Saúde são: gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12ª semana de gestação; de gestantes com exames para sífilis e HIV; de gestantes com atendimento odontológico realizado; de mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; de crianças de 1 ano de idade vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite; de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e de pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lajes - RN: DPERN assegura fornecimento de transporte escolar para estudantes do município de Lajes

Imagem: Reprodução  Editor: Cassiano Pedro  A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) conquistou uma decisão judicial fa...