O prefeito de Lajes , Felipe Menezes (PP), decreta neste sábado (05), lockdown no município pelo período de 14 dias, válido a partir de segunda-feira (07). A medida visa tentar reduzir o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade.
De acordo com o prefeito, a medida mais severa é necessária diante do aumento do número de casos e da quantidade de pessoas na fila de espera por leitos para tratamento da doença.
Lajes receber a bandeira vermelha, que significa grau extremo, na classificação de risco para a pandemia do programa RN+protegido, do governo do estado. Neste enquadramento, o programa recomenda aos municípios que autorizem somente o funcionamento de serviços essenciais.
O indicador composto reúne dados como casos confirmados, ocupação de leitos e óbitos e dá uma pontuação entre 1 e 5 para cada cidade. O estudo permite o mapeamento da evolução semanal de casos por município e assim ter um monitoramento da pandemia em todo o estado. O programa recomenda aos municípios que autorizem somente o funcionamento de serviços essenciais.
Segundo a prefeitura de Lajes, a partir de segunda-feira fica proibida a circulação de pessoas nas vias públicas durante todo o dia. As pessoas só podem sair de casa para ir a supermercados, açougues e padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina, mas é preciso seguir algumas restrições.
Estes estabelecimentos podem abrir, mas devem atender apenas com 50% da capacidade. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família, salvo em casos de famílias monoparentais e pessoas que precisem de acompanhante devido a condições físicas e psicológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário