sábado, 1 de maio de 2021

Dia do Trabalhador: o que temos para comemorar neste 1° de maio?

 

Data deve ser encarada como marco para reflexão e reivindicações, para que trabalhadores não sejam encarados como culpados pelas crises do país, dando espaço para retirada de direitos e precarização

E eis que chegamos a mais um 1º de maio, que neste ano é comemorado em um sábado, como o emblemático 1º de maio de 1886, quando trabalhadores norte-americanos foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia. Por essa razão é que o dia foi escolhido como a data ser celebrada como o do trabalhador, em homenagem àqueles que lutaram por melhores condições de trabalho. Desde então, a data é marcada pelas reinvindicações e conquistas dos trabalhadores em diversas partes do mundo.

Ocorre que, ao direcionarmos o nosso olhar para a realidade brasileira, em especial a dos últimos anos, podemos facilmente nos fazer a seguinte pergunta: o que comemorar neste 1º de maio?

Como se não bastassem as perdas de direitos trabalhistas advindos do desmonte da legislação, denominada de Reforma Trabalhista, os trabalhadores brasileiros, assim como os do resto do mundo, se depararam com a pandemia de Covid-19, que por si só já seria sensivelmente danosa aos trabalhadores, haja vista o risco de desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enchentes no RS: Um agradecimento a Mossoró pela solidariedade aos Gaúchos; vídeo

Imagem: Reprodução  Nesta sexta-feira (17), os gaúchos da comunidade de Igrejinha se manifestaram em agradecimento ao povo de Mossoró em sol...