terça-feira, 27 de abril de 2021

Retrato da Pobreza no Brasil


 
O Brasil, em função de seu histórico de colonização, desenvolvimento tardio e dependência econômica, além dos problemas internos antigos e recentes, possui uma grande quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Assim, por representar um país subdesenvolvido emergente, a pobreza no Brasil apresenta elevados patamares.

Hoje, 16 milhões de brasileiros vivem na miséria, com menos de R$ 70,00 por mês. A maioria dessas pessoas está no campo, mas muitas também são vistas nas cidades, em casas improvisadas, sem acesso aos serviços mais básicos, como água tratada e energia elétrica. 

NO Rio Grande do Norte tem 1.329.000 pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza em todo seu território. É o que aponta a Síntese dos Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE.

Esse número representa 38% do total de 3.506.000 de habitantes do estado. Estar abaixo da linha da pobreza, segundo o IBGE, é viver com rendimento domiciliar per capita inferior a 5,5 dólares por dia, o que dá cerca de R$ 436 mensais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lajes - RN: Jovem Dona de casa do Distrito de Firmamento morre após complicações de cirurgia

Imagem: Cedida  A jovem dona de casa do Distrito de Firmamento, em Lajes, Maria Aparecida dos Santos, Cida, morreu nesta quinta-feira (9) ao...