terça-feira, 27 de abril de 2021

Retrato da Pobreza no Brasil


 
O Brasil, em função de seu histórico de colonização, desenvolvimento tardio e dependência econômica, além dos problemas internos antigos e recentes, possui uma grande quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Assim, por representar um país subdesenvolvido emergente, a pobreza no Brasil apresenta elevados patamares.

Hoje, 16 milhões de brasileiros vivem na miséria, com menos de R$ 70,00 por mês. A maioria dessas pessoas está no campo, mas muitas também são vistas nas cidades, em casas improvisadas, sem acesso aos serviços mais básicos, como água tratada e energia elétrica. 

NO Rio Grande do Norte tem 1.329.000 pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza em todo seu território. É o que aponta a Síntese dos Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE.

Esse número representa 38% do total de 3.506.000 de habitantes do estado. Estar abaixo da linha da pobreza, segundo o IBGE, é viver com rendimento domiciliar per capita inferior a 5,5 dólares por dia, o que dá cerca de R$ 436 mensais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nacional: População do Brasil que tera Isenção no Imposto de Renda

Serão 10 milhões de brasileiros beneficiados pela nova isenção do Imposto de Renda. Somando aos 10 milhões já beneficiados pelas mudanças de...